Entende-se por pigarro uma perturbação na garganta, geralmente acompanhada por mucosidades, que a faz ficar seca e ocasiona muito desconforto. Além de ser inconveniente e causar dor, às vezes impossibilita a passagem de ar, isto é, a respiração. Além disso, o pigarro danifica as cordas vocais, provocando rouquidão ou ainda a perda de voz temporariamente.
Em resumo, o pigarro é um fluido denso e viscoso produzido pelo próprio corpo que é capaz de entupir as vias aéreas, nariz e garganta. As causas são diversas e podem se tornar um incômodo crônico.
CAUSAS DO PIGARRO
1 – TABACO
O consumo regular do tabaco provoca mudanças na área das vias aéreas que levam o ar aos pulmões. Os elementos tóxicos de algumas substâncias existentes na fumaça do cigarro, bem como a temperatura dos gases inspirados, podem fazer com que os cílios deixem de funcionar adequadamente.
Esses são os conhecidos “pelinhos”, os quais desempenham a função de proteger o organismo de substâncias tóxicas. Todavia, eles podem deixar de existir com o tabagismo, o que acaba comprometendo a defesa das vias aéreas. Com isso, é possível que a limpeza das partículas nas vias aéreas seja reduzida, exigindo que seja feita a purificação contínua da garganta, por meio de pigarros constantes.
2 – GRIPES E RESFRIADOS
O pigarro pode surgir ainda após gripes e resfriados, uma vez que, nessas situações, ocorre o aumento de concentração de células de autoproteção na via respiratória.
Isso causa um grande desconforto no local, como também o funcionamento ideal dos cílios é reduzido temporariamente. Além disso, ocorre a maior produção de mucosidades, o que exige a purificação contínua na garganta, até que a gripe ou resfriado passe.
3 – OUTRAS DOENÇAS
Não é somente gripes, resfriados e tabagismo que provocam o pigarro. Enfermidades provocadas por micro-organismos, como rinites e sinusites, também pode originar a irritação na garganta.
Outro motivo causador do desconforto é o refluxo gastroesofágico, através do qual desvios digestivos podem provocar também a tosse seca.
Doenças graves também podem ser motivo da origem do incômodo na garganta, como tumores malignos ou mesmo doenças pulmonares, o que deve ser motivo principal para que a pessoa com pigarro constante procure um médico.
4 – PIGARRO CRÔNICO
Alguns pacientes relatam o aparecimento ou intensificação do pigarro em momentos de estresse ou nervosismo. O incômodo começa a ser preocupante quando é muito frequente e atrapalha sua rotina e dia a dia, muitas vezes afetando a autoestima ao falar em público, conversas pessoais e situações que seja necessária uma boca dicção e segurança ao falar.
5 – BAIXA QUALIDADE SALIVAR
O pigarro também pode ser consequência da baixa produção ou baixa qualidade da saliva produzida pelo corpo. A falta total ou a má qualidade da saliva pode gerar consequências graves à saúde.
Problemas nos dentes e gengivas tornam-se mais frequentes e preocupantes, como as cáries, tártaro, mucosite, periodontite, entre outros.
COMO TRATAR O PIGARRO
PROCURAR ORIENTAÇÃO MÉDICA
Agendar uma consulta com um otorrinolaringologista é o primeiro passo a ser dado para conhecer a razão do aparecimento do pigarro. Esse especialista irá indicar o tratamento ideal de acordo com a causa diagnosticada. Recomenda-se utilizar somente medicamento somente sob orientação médica.
Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e Instagram e acompanhe todos os nossos posts!
A Otomed é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.
Marque uma consulta agora mesmo, ligue (031) 3273-2000 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui. Além das consultas particulares, confira nossos convênios.