Você sabia que, para a maior parte das pessoas, o fluxo de ar que passa por cada uma das narinas não é o mesmo? Por ser bem pouco perceptível, essa diferença não provoca incômodos nem falta de ar e não surge porque o nariz está entupido. Sua verdadeira causa é a existência de um mecanismo do corpo que recebe o nome de ciclo nasal.

Ciclo nasal reduz passagem de ar pelas narinas

As fossas nasais apresentam um ciclo natural de congestão e descongestão alternantes em cada lado do nariz, a cada três ou quatro horas. Esse ciclo está presente em 80% das pessoas e pode provocar a sensação de menor fluxo de ar em uma das narinas, principalmente ao deitar.

O mecanismo foi descrito inicialmente pelo médico alemão Richard Kayser, no fim do século XIX. A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados.

O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado. Uma das funções do ciclo nasal é evitar que essa passagem constante de ar resseque as narinas e facilite quadros infecciosos. Alguns fatores, no entanto, podem alterá-lo. A idade, postura, exercícios físicos, temperatura do ar e fatores hormonais também podem influenciar na respiração.

Infecções e alergias podem provocar respiração por só uma narina

Além deste mecanismo normal, quadros alérgicos, corpos estranhos, tumores e alterações anatômicas também podem provocar a sensação de nariz entupido em uma ou nas duas narinas. Caso esta obstrução seja persistente, é indispensável a avaliação médica para identificar a natureza do problema e tratá-lo de forma adequada.

 

Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e  Instagram e acompanhe todos os nossos posts!

A Otomed é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Marque uma consulta agora mesmo, ligue (031) 3273-2000 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui. Além das consultas particulares, confira nossos convênios.

Tags: