O P300, Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é um exame que auxilia a análise do Processamento Auditivo Central, através da observação de processos que ocorrem no córtex cerebral, relacionados com a cognição, memória e atenção auditivas, necessárias ao processamento auditivo central.
Ele auxilia no diagnóstico de disfunção cognitiva, transtornos psiquiátricos, demência, baixo rendimento escolar, desatenção, dificuldade de concentração dentre outros. É um importante procedimento para prevenir e diagnosticar precocemente alterações neurológicas advindas de várias patologias e também monitorar o efeito de tratamentos medicamentosos.
É realizado em crianças a partir de 7 anos de idade.
O registro desses potenciais na prática clínica é realizado por meio da colocação de eletrodos que são posicionados na superfície do crânio, com a pessoa deitada. A pessoa é exposta a vários estímulos acústicos, de duas frequências, sendo que um deles e raramente apresentado. Este deve ser contado e informado no final do teste.
O atraso na latência da onda do P300 ou a ausência desta, poderá indicar um distúrbio do Processamento Auditivo Central.
É necessário apresentar exame de audiometria recente.
Para realizar este exame a pessoa deve estar descansada e acordada.
Não provoca desconforto ou dor e não ha contraindicações para a realização do mesmo.
Dura cerca de 50 minutos.