A mudança de temperatura, a alergia a pelos, o resfriado e uma rinite alérgica, por exemplo, são alguns fatores que causam aquele desconforto no nariz, ocasionando o entupimento das narinas. Por isso, é necessário fazer uma boa lavagem nasal para melhorar o incômodo, mas você sabe qual a maneira correta de realizar esse procedimento? A gente te explica no texto abaixo!
O que é lavagem nasal?
A lavagem nasal nada mais é do que um procedimento feito para lavar bem a parte interna da cavidade nasal, liberando as narinas para que haja uma melhor respiração. É uma maneira mais natural de desentupir o nariz sem que se faça uso de determinados descongestionantes nasais, que, quando usados em excesso, podem prejudicar a pessoa. Além disso, esses descongestionantes não devem ser usados em crianças sem indicação do pediatra.
Essa técnica consiste em injetar soro fisiológico em cada narina, aliviando possíveis dores e desconforto, limpando o catarro e eliminando a coriza. Entenda abaixo como você deve fazer!
Passo a passo
Essa técnica é feita, geralmente, com seringa e soro fisiológico. Veja o passo a passo:
- Encha a seringa com soro fisiológico, entre 5 a 10 ml – aproximadamente;
- Incline o corpo um pouco para frente e deixe a cabeça também inclinada levemente para o lado;
- É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento;
- Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina;
- Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.
Quais são os benefícios da lavagem nasal?
- Limpeza do muco nasal;
- Remoção de crostas na parte interna;
- Diminuição da inflamação das vias aéreas;
- Melhora na respiração;
- Redução da coriza, entre outros.
Leia mais: Qual a relação do sangramento nasal com o tempo seco?
Como deve ser feita a lavagem nasal em um bebê?
A lavagem nasal do bebê é uma excelente forma de fazê-lo respirar melhor e, com isso, mamar e dormir bem. É importante que o soro fisiológico 0,9% fique em temperatura ambiente, nunca gelado, e que, inicialmente, sejam feitos pequenos volumes (de 1 a 3 ml) nos bebês menores. Quando o bebê cresce, esse volume pode aumentar e ser feito quantas vezes ele necessitar, buscando sempre a melhoria da respiração.
É importante fazer antes das mamadas para evitar que o soro irrite a garganta da criança e provoque vômito. De preferência, colocá-lo sentado, segurando pela região cervical (pescoço) para que não se mova e possa machucar as narinas com a seringa. Já existem, no mercado, produtos específicos para bebês, mas a famosa seringa é muito eficaz.
Qual é a diferença entre fazer a lavagem nasal e usar descongestionante nasal?
A lavagem com soro ajuda a manter a hidratação e a limpeza dos microrganismos da cavidade nasal. Já o uso do descongestionante, que causa uma desobstrução mais intensa, deve ser feito de forma cautelosa, uma vez que não é livre de riscos.
Essas gotinhas podem, além de causar dependência (sim, pois as narinas vão se acostumando ao uso e as pessoas vão necessitando de cada vez mais volumes em intervalos mais curtos), proporcionar o aumento de pressão, taquicardias, dores de cabeça, entre outros malefícios. Portanto, antes de usá-los, procure informações com seu médico.
Outras dicas para desentupir o nariz
Além da lavagem nasal, existem outras maneiras para ajudar a melhorar a respiração e desentupir o nariz, como:
- Mantenha a cabeça em posição mais alta na hora de dormir;
- Faça nebulização;
- Utilize medicamentos sob orientação médica.