Essa pergunta gera dúvidas, pois apesar de afetar as mesmas regiões do corpo, são enfermidades bem diferentes.

Tanto a rinite quanto a sinusite podem surgir muitas vezes repentinamente, em especial nos meses mais frios e secos do ano e literalmente podem nos derrubar.  As doenças respiratórias tem muitas coisas em comum, principalmente quando se trata de rinite e/ou sinusite.

São até semelhantes em alguns aspectos, mas se diferem em vários outros.

Vamos colocar um fim a essa confusão? As principais diferenças entre rinite e sinusite são:

Rinite é a inflamação da mucosa do nariz, causada por infecções virais, bacterianas, ou por processos alérgicos. Na maioria das vezes, quando as pessoas falam de rinite estão se referindo a sintomas recorrentes causados pela rinite alérgica, com crises comumente desencadeadas pelo contato com partículas estranhas ao nosso corpo.

Entre elas as mais comuns são o pólen das flores, pelos de animais, ácaros existentes na poeira de casa, mofo, fungos e perfumes.

Já a sinusite é a inflamação da mucosa das cavidades dos seios da face, ou seios paranasais. Na maioria das vezes é de origem bacteriana, mas pode também ser causada por vírus, fungos ou em decorrência de alergia. Onde os sintomas são mais intensos, inclusive com peso na face, obstrução nasal e algumas com sintomas de ordem geral.

Como é feito o diagnóstico

A avaliação com o médico especialista, nesses casos, o otorrinolaringologista – é o primeiro passo para identificar a causa dos sintomas. Tanto a rinite quanto a sinusite o principal objetivo é definir se a doença é alérgica ou infecciosa.

Tratamento e cuidados

O primeiro objetivo do tratamento é fluidificar a secreção nasal e para isso, usa-se uma solução de soro fisiológico, para lavar as cavidades nasal várias vezes ao dia.

Pode ser necessário também a utilização de antibióticos e/ou de outros medicamentos, conforme necessidade de cada um.

Em situações muito extrema ou crônicas, existe a possibilidade de ter de realizar um procedimento cirúrgico, como tratamento mais eficaz.

Por fim, para a rinite alérgica existe ainda a possibilidade de tratamento com vacinas especificas conforme cada necessidade de cada paciente.

Para ajudar na prevenção, recomenda-se:

– Manter a casa e o local de trabalho sempre limpos;
– Evitar contato com mofo, poeira e cheiros fortes;
– Higienizar os animais de estimação com pelo;
– Hidratar-se frequentemente;
– Lavagem nasal, conforme orientação medica;
– Não fumar;
– Praticar atividade física.

 

Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e  Instagram e acompanhe todos os nossos posts!

A Otomed é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Marque uma consulta agora mesmo, ligue (031) 3273-2000 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui. Além das consultas particulares, confira nossos convênios.