O que são os exames de Videolaringoscopia / Videolaringo Estroboscopia / Videonaso (Videoendoscopia Nasossinusal)?

A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar a cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e Pregas vocais. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray, caso o paciente tenha muita náusea.

Como é realizado o exame?

O exame é realizado com um endoscópio acoplado a um sistema de vídeo que permite registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para diagnóstico, acompanhamento e constatação da cura das mais diversas doenças da região. O exame e realizado com o paciente sentado confortavelmente com a Introducao do endoscópio na cavidade oral, para avaliar toda a região. Em adultos e crianças intolerante utiliza-se o nasofibroscópio flexível.

Quando fazer a videolaringoscopia?

– Em casos de Rouquidão ou disfonia persistente;
– Tosse crônica ou com sangue;
– Dificuldade ou dor para engolir;
– Refluxo gastresofágico;
– Sensação de algo parado na garganta.
– Pacientes com antecedentes familiares de câncer de cabeça e pescoço; tabagistas crônicos; recém-nascidos com dificuldade respiratória e ruídos durante a respiração;
– Para avaliação de candidatos em concursos públicos.

Além disso, a videolaringoscopia permite a retirada de corpos estranhos localizados na garganta, ex espinho de peixe.

Permite o diagnóstico e controle da evolução de algumas patologias como laringites, nódulos vocais, pólipos vocais, edema, cistos, sulcos leucoplasias, paralisias, papilomatose laríngea e neoplasias.

O que é Videolaringoestroboscopia?

Avalia as pregas vocais e os movimentos muco-ondulatórios da sua mucosa de cobertura, através de uma fonte de luz estroboscópica, que facilita o diagnóstico de alterações orgânicas ou funcionais. Indicado para pessoas que apresentam alterações vocais persistentes.

Videoendoscopia Nasossinusal

Uma fibra optica fina e flexível e introduzida na cavidade nasal para o diagnóstico de infecções agudas como sinusite, desvio de septo nasal, adenoide, tumores nasal e remoção de corpos estranhos nasal mais comumente em crianças.

Qual é o preparo para o exame?

– Jejum de 2 a 3 horas, inclusive de água.