A secreção no ouvido, que também pode ser chamada de otorreia, pode ocorrer por uma série de fatores, mas que, geralmente, acontece devido a infecções no ouvido. Ficar atento ao que sai do seu ouvido é muito importante, por isso, nós vamos te explicar o porquê e como se prevenir. Confira!
O ouvido é o canal sensorial interno, enquanto o pavilhão auditivo é a parte externa, coberta por folículos pilosos e glândulas. Esse conjunto produz um óleo chamado cerume, que chega à abertura da orelha. A quantidade produzida desse óleo pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa.
O cerume, popularmente conhecido como cera de ouvido, tem a capacidade de reter as partículas de poeira do ar. Ou seja, a cera tem a função de prevenir a entrada de substâncias danosas no ouvido.
Já de antemão, algumas possíveis causas (mais comuns) que podem levar a ocorrência de secreção no ouvido são as infecções causadas por vírus e bactérias, que levam a inflamação do ouvido e à produção e acúmulo de secreções.
Porém, quando há um acúmulo de de cerume na entrada da orelha, ocorre o bloqueio do canal auditivo externo, e essa é uma das causas mais comuns que leva a perda da audição. Por isso, manter uma boa higiene dos ouvidos é tão importante.
O que é a secreção que sai do ouvido?
A secreção no ouvido, ou otorreia como também é conhecida, pode ser causada por infecções tanto no ouvido interno como no externo, no tímpano ou lesões na cabeça, ou mesmo por objetos estranhos. A secreção no ouvido pode ser aquosa, sanguinolenta, ou espessa e esbranquiçada, como pus, purulenta.
Sendo assim, as infecções no ouvido médio podem causar o acúmulo de líquido e fazer com que esta substância saia pelo canal auditivo, evidenciando a secreção que vemos saindo do ouvido.
Além disso, dependendo do que causou a infecção levando a secreção no ouvido, outros sintomas como dor de ouvido, vertigem, coceira, febre, zumbido no ouvido (acufeno) e/ou perda auditiva podem ocorrer. Os sintomas de evolução variam de súbita e grave a lenta e leve.
O que causa essa secreção?
A secreção saindo do ouvido pode ocorrer em adultos e crianças, mas geralmente este tipo de problema afeta mais o último grupo. Isso acontece porque eles apresentam o canal que liga o ouvido médio ao nariz, chamado de tuba auditiva, mais curto e menos íngreme.
A secreção que sai do ouvido pode ser decorrente de uma infecção do conduto auditivo ou no ouvido médio, que é um pequeno espaço cheio de ar localizado atrás do tímpano onde ficam os ossículos do ouvido.
As 10 causas que levam ao acúmulo de secreção no ouvido são: lesão na cabeça, colesteatoma (excesso de pele que cresce no ouvido médio), cerume impactado (excesso de cera no canal auditivo), dermatite, micose, perfuração do tímpano, mastoidite (inflamação do mastóide, osso atrás da orelha), corpos estranhos, otite externa e otite média.
Dentre essas causas, a secreção no ouvido pode ser proveniente do canal auditivo, do ouvido médio, ou, ainda que raro, de dentro do crânio.
Geralmente, as causas mais comuns são:
- Otite média crônica com perfuração do tímpano, colesteatoma ou ambos;
- Otite aguda súbita e grave, com perfuração do tímpano;
- Otite externa;
- Objetos inseridos no ouvido (mais comum em crianças).
Em alguns casos de otite média, as pacientes, geralmente crianças, as rupturas do tímpano liberam o material infectado recolhido no ouvido médio. O buraco na membrana timpânica quase sempre se cura sozinho, mas às vezes uma pequena perfuração permanece.
Nesse sentido, a perfuração pode também ser um resultado de lesão ou cirurgia no tímpano. Quando ocorre a perfuração, os riscos de infecções crônicas do ouvido médio aumentam, e podem causar corrimento na orelha.
Se você tem um caso de secreção no ouvido é muito importante que procure um profissional especializado para que seja feito o tratamento adequado o mais rápido possível. Isso porque infecções não tratadas podem gerar consequências graves, que vão de perdas auditivas e até doenças como a meningite.
Como tratar a secreção no ouvido?
Seja qual for o nome da doença que leva a infecção e, consequentemente, a secreção no ouvido, existem alguns hábitos que podem ajudar a evitar as infecções, são eles:
- Manter a orelha sempre seca;
- Não siga orientação de conhecidos;
- Evitar automedicação;
- Quando for nadar, proteja o ouvido para evitar a entrada de água, o tampão de silicone é uma boa opção nesse caso;
- Limpe, com frequência, as secreções nasais para evitar o catarro que pode se acumular no nariz e garganta no caso de gripes e resfriados, isso é importante uma vez que os sistemas são interligados;
- Evite utilizar hastes flexíveis para mexer no ouvido;
- Procure um médico sempre que tiver qualquer tipo de dor no ouvido.
Seguindo nesse sentido, sobre as causas que levam a infecções do ouvido, existem também alguns fatores que aumentam o risco de secreção no ouvido, mas que não podem ser prevenidos. Estes incluem:
- Idade, sendo que crianças de até três anos estão mais suscetíveis;
- Baixa qualidade do ar;
- Alergias respiratórias;
- Histórico familiar de otite;
- Sistema imunológico enfraquecido;
- Estações do ano, sendo que o tempo mais frio aumenta o risco;
- Doenças congênitas, como fenda palatina ou síndrome de Down.
Há também outros fatores que podem ser responsáveis por infecções no ouvido, e que se evitados, podem interromper o ciclo de problemas causadores de secreção saindo do ouvido. Entre elas estão:
- Resfriados e infecções das vias respiratórias superiores frequentes;
- Exposição à fumaça de cigarro;
- Falta de amamentação;
- Crianças que ficam em creches e centros de cuidados infantis, uma vez que convivem com muitas outras crianças;
- Uso de chupeta.
Outro ponto que é importante lembrar é os casos em que o risco de otite crônica ou recorrente com secreção saindo do ouvido pode ser maior se há a presença dos seguintes fatores:
- Infecções de ouvido em uma idade precoce (antes dos seis meses);
- Acúmulo persistente de fluido no ouvido;
- Infecções anteriores.
Em todo caso, qualquer tipo de anormalidade na saúde de seus ouvidos, o ideal é buscar ajuda médica o quanto antes. Isso porque apenas um profissional poderá descobrir o que causou a secreção no ouvido.