Você tem intolerância ou hipersensibilidade auditiva? Frequentemente temos um limite para tolerar sons mais altos ou repetitivos. Na hipersensibilidade auditiva ocorre uma diminuição dessa tolerância a sons comuns do dia a dia, como TV, rádio, conversas, trânsito, eletrodomésticos, mastigação, respiração, digitação, talheres batendo, chinelos arrastando, etc. Mais isso nem sempre é “escutar bem demais”.
Hipersensibilidade auditiva é comum? Sim, cada vez mais as pessoas reclamam disso, mas, mesmo assim, esse problema é desvalorizado pela maioria das pessoas.
Isso acontece com jovens e crianças? Sim, frequentemente começam mais tarde na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Há 3 tipos de hipersensibilidade auditiva:
1 – Misofonia: o incômodo tem maior relação com a presença e repetição dos sons, do que com o volume deles. Portanto, abaixar o volume não é suficiente.
2 – Hiperacusia: nesse caso o incômodo tem maior relação com o volume do som. Portanto, abaixar o volume ajuda bastante.
3 – Fonofobia: tem maior relação com o medo de sofrer alguma lesão ou de piorar a sua audição. O paciente evita se expor a sons, mesmo antes deles incomodarem.
O que se deve fazer se tiver sensibilidade auditiva? Procure seu médico otorrino para investigar o que está afetando o seu ouvido. Alguns locais realizam a audiometria (teste auditivo) e outros exame se necessário for.
Existe tratamento? Os casos mais simples melhoram com o conhecimento da pessoa sobre sua condição e evitando o uso excessivo de protetor de ouvido (mantê-lo só nas situações de risco auditivo); outras pessoas precisam de medicação e/ou terapia sonora para dessensibilização auditiva. Informe-se com seu otorrino.
Quanto mais precocemente for o tratamento, maiores são as chance de melhorar. Se alguém lhe disser “não há nada a fazer” ou “aprenda a conviver com isso”, siga em frente na sua busca!
Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e Instagram e acompanhe todos os nossos posts!
A Otomed é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.
Marque uma consulta agora mesmo, ligue (031) 3273-2000 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui. Além das consultas particulares, confira nossos convênios.