Uma noite de sono revigorante não tem uma única receita. Entenda!

A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida no ser humano. O sono é um processo reversível fisiológico comum a todos os seres vivos praticamente.  Estima-se que as pessoas passem, aproximadamente, um terço da vida dormindo, mas a razão pela qual dormimos não é completamente compreendida. Reconhece-se, sobretudo, a importância de bons hábitos de sono na prevenção de doenças, na restauração física, mental e na consolidação da memória e cognição, tendo em vista os efeitos que noites mal dormidas podem trazer.

Próximo ao momento de dormir e importante que não se esteja exposto à luz, pois a presença dela atrasa o inicio do sono. Encontra-se aqui um grande problema do mundo contemporâneo: a luz artificial. A exposição luminosa presente no ambiente e em telas de computadores, tablets e telefones celulares, interfere diretamente no ciclo biológico, impedindo a indução apropriada do sono. Isso posterga o horário de ir para a cama e reduz o tempo total de sono.

Tempo de Sono

Nem todo indivíduo precisa da mesma quantidade de sono, ou seja, cada pessoa e cada fase da vida do ser humano possuem características próprias.

Em média, um recém-nascido, costuma dormir 18 horas por dia e não tem ciclo sono-vigília bem estabelecido. Uma criança pré-escolar requer de 10 a 12 horas de sono, um adolescente, 9 horas, e um adulto, de 7 a 8 horas, diminuindo conforme o envelhecimento. Isto, no entanto, não é uma regra, pois as necessidades de sono variam conforme a genética.

Consideração Final

Uma boa noite de sono ocorre ao adormecer facilmente, em horário regular, respeitando o próprio relógio biológico, sem acordar mais cedo do que o necessário e a sensação de revigoração pela manhã. Dormir bem é tão importante quanto ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física. Ao sujeito saudável, cabe a conscientização de que uma boa noite de sono deve ser primordial no seu dia-a-dia, pois é uma das formas de obter qualidade de vida, tendo a saúde sempre em primeiro lugar.

Para os pacientes que sentem desconforto em dormir num hospital ou laboratório, realizamos a Polissonografia domiciliar, que oferece privacidade e a comodidade do paciente manter seus hábitos preferenciais de travesseiro, colchão, temperatura ambiente e horário de início do sono.

Para fazê-la, o paciente deve retirar o aparelho no Instituto Ganz Sanchez (após receber as explicações de uso correto) e devolvê-lo no dia seguinte, quando receberá o laudo do exame. Em casos especiais, a equipe poderá ser solicitada para comparecer à residê

Quem deve fazer Polissonografia?

Por ser um exame de pouco risco, ela pode ser feito por quem: 

– Tem dificuldade de iniciar ou manter o sono;

– Só dorme se tomar um ou mais comprimidos;

– Fica com o pensamento acelerado na hora de dormir;

– Tem sonolência durante o dia;

– Ronca ou tem apneia (paradas respiratórias à noite);

– Dorme em locais ou horários inadequados.

Se você nunca fez uma avaliação do sono, programe-se para fazer. Afinal, dormir bem não tem preço!

 

Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e  Instagram e acompanhe todos os nossos posts!

A Otomed é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Marque uma consulta agora mesmo, ligue (031) 3273-2000 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui. Além das consultas particulares, confira nossos convênios.

Tags: